quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

There Will Be Blood (2007)


There Will Be Blood


USA / Drama / 158 min
Realizador: Paul Thomas Anderson.
Escritor: Paul Thomas Anderson; Upton Sinclair.
Actores: Daniel Day-Lewis como Daniel Plainview; Dillon Freasier como H.W. Plainview; Paul Dano como Paul Sunday / Eli Sunday.





Review: antes de mais dizer que a versão do filme que eu tinha era muito má e as legendas nem se fala...


Este foi um daqueles filmes que me custou imenso a ver até ao fim. Não, não tinha cenas horripilantes, mas simplesmente não tinha nada a ver comigo e penso que não irá significar muito para a maioria de vós. Não estou a dizer que o filme é mau, apenas que roça um pouco o tédio.


Este fime traça a história de um homem - Daniel Plainview (Daniel Day-Lewis), que cuida sozinho o seu filho - H.W. (Dillon Freasier). Quando Plainview recebe uma dica de que, numa pequena cidade do Oeste, um oceano de petróleo está revelar-se à superfície, dirige-se até lá com o seu filho, para tentar a sua sorte na degradada Little Boston.


Esta cidade é um pouco estranha, pois tudo pareçe girar em torno da igreja do carismático pregador Eli Sunday (Paulo Dano), onde negócios se misturam com rituais estranhos de expulsão de demónios e com confissões pecaminosas levadas ao extremo.


Com o decorrer do tempo e o aumento da fortuna, nada se mantém igual e à medida que os conflitos vão aumentando todos os valores humanos - amor, esperança, comunidade, fé, ambição e mesmo os laços que unem pais e filhos - são ameaçados pela corrupção, decepção e pelo fluxo do petróleo (esta foi a única parte do filme que dei algum valor).


De resto é um filme, que deixa de início algumas dúvidas sobre as cenas que decorrem, existem diálogos que pareçem ter como objectivos trazer à superfície alguma insanidade no interior dos telespectadores, ou então o objectivo é mesmo fartar - que foi o que aconteçeu comigo.


Dentro de toda a maluquiçe que envolve o filme a actuação de Daniel Day-Lewis realmente sobressai, juntamente com o de Paul Dano (não conheçia este último).



Nota: 6 em 10 (dar o benefício da dúvida)!
Revisto por Manic a 12/02/2008

Sem comentários: