sábado, 19 de janeiro de 2008

American Gangster (2007)

American Gangster


EUA / Crime / Drama / 157 min
Realizador: Ridley Scott.
Escritores: Steven Zaillian e Mark Jacobson.
Actores: Denzel Washington como Frank Lucas; Russell Crowe como Det. Richie Roberts; Josh Brolin como Detective Trupo.



Review: American Gangster apareçe-nos no final de 2007 como um grande candidato aos Oscares, tendo Ridley Scott extraído o máximo de um brilhante Denzel Washington e de Russel Crowe.


Este filme começa com a morte de um famoso gangster nova-iorquino que governava a seu belo prazer o bairro de Harlem, que tinha Frank Lucas como o seu braço direito.


É-nos depois apresentado 3 histórias paralelas de grupos de personagens que ao longo do filme se fundem numa só de uma forma muito subtil. Temos então o grupo de gangsters chefiado por Frank Lucas, o grupo de polícias sérios comandados pelo detective Richie e finalmente com um pouco menos de atenção (o que foi uma pena pois tinha muito ainda por dizer) o grupo de polícias corruptos liderados pelo Detective Trupo.

As histórias de vida de cada um dos grupos são muito bem expostas e dá-nos uma ideia super abrangente. Por exemplo:

Após a morte do já falado líder do gang, partindo do pouco que o seu ex-patrão lhe deixou e recorrendo à sua astúcia e ao muito saber que havia acumulado, Lucas começa o seu próprio negócio de venda de heroína, conseguindo rapidamente subir na vida, graças à sua implacabilidade na forma como tratava de negócios com os restantes gangs de NY e ao passar despercebido por algum tempo junto da polícia.

A história do detective Richie também é super interessante, ele é um polícia super honesto, a meio de uma separação litigiosa, que vê o seu antigo parçeiro morrer devido a overdose e a partir daí é colocado numa equipa que terá a sua liderança, dando a oportunidade a Richie de trabalhar à vontade no combate aos peixes graúdos do crime organizado.

Finalmente o Detective Trupo e seus colegas fazem parte de um grupo de polícias corrupto, que chegam mesmo a chantajear membros de grupos de criminosos em troca de dinheiro e representam tudo o que Richie não gosta no mundo das forças policiais, existindo aqui um choque muito giro de seguir ao longo do filme.

A parte final do filme tem um twist deveras interessante, que muda bastante o sentido das coisas até então.

Uma palavra final para Steven Zaillian que fez um trabalho simplesmente brilhante ao nível do enriqueçimento da história de cada uma das personagens, especialmente a de Denzel e Russel e também na criação das várias ramificações que a história nos mostra lá mais para o fim.

Nota: 8 em 10.


revisto por Manic a 11/01/2008

Sem comentários: