terça-feira, 1 de janeiro de 2008

I Am Legend (2007)

I Am Legend
EUA / Acção / Drama / Sci FI / 101 min
Realizador: Francis Lawrence.
Escritores: Mark Protosevich; Akiva Goldsman .
Actores: Will Smith como Robert Neville; Alice Braga como Anna; Charlie Tahan como Ethan.



Review: Em 2012, três anos depois de supostamente ter sido encontrada a cura para o cancro a partir de experiências com o vírus do sarampo, 5 biliões de pessoas em todo o mundo são contaminados por uma mutação deste vírus pelo que agora homens e animais são uma espécie de "zombies" que só saiem à rua de noite! (para quando um filme deste género com uma teoria viável e não estas fantuchadas?)



Contudo, o nosso herói, o cientista e coronel Robert Neville (que grande coincidência ele ser militar e cientista!) e a sua cadela Sam, aparentemente os únicos sobreviventes a viver em Nova Iorque (com 7 milhões de pessoas só sobrevive 1!!), persistem na busca incessante para a cura, enquanto tentam sobreviver na "selva" que NY se tornou!

O elemento central deste filme, a difusão do vírus nem nos é mostrada o que retira um pouco a credibilidade e a aceitação, aspectos importantes no meu ver neste tipo de filme! O cenário imediatamente antes do início do apocalipse nomeadamente no que se refere à personagem do Will é-nos contada por partes, o que me pareçe ter sido bem conseguido!



No cômputo geral, o que ainda safa este filme é o grande desempenho do Will Smith e o facto de grande parte do filme retratar apenas a vivência da personagem principal e do seu cão, pois é criada ali uma relação de dependência e protecção comum diferente do que estamos habituados a ver neste tipo de filmes pós-Apocalipse! Também gostei do final - frio, rápido e a apelar ao sacrifício em torno de uma causa maior (tal como o Rei Bob Marley :)).



Outra coisa que não percebi: porque que se insiste e bem em mostrar aspectos que tornem viáveis o passar dos anos, tal como o facto da personagem feminina apenas conheçer o filho do Bob Marley e não conheçer o pai, o quarto preparado para a filha que ela nunca viu e o passar do filme Shreck na televisão e não se pensa numa solução melhor para explicar o apocalipse que dá origem a este filme? Porque na minha opinião se esse aspecto fosse plausível, o filme estaria uns bons furos acima do que foi!

Referências finais: O título deste filme é na minha opinião muito mal conseguido! Eu que simplesmente adoro o facto de ver referenciado o nome do filme a meio do mesmo, de uma maneira subtil e justificada fiquei triste a ver a forma como mesmo no final falam desta personagem como uma grande lenda e mais bla bla bla, quando durante o filme não se fica com essa impressão! Ficava muito melhor terem arranjado para o titulo uma ou mais palavras que apelassem para sentimentos como o sacrifício ou a persistência, mas prontos..

Gostei de ver o papel simbólico atribuído a Bob Marley nas palavras do nosso Dr Robert Neville!


Nota: 6 em 10!


revisto por Manic a 01/01/2008

Sem comentários: