quinta-feira, 6 de setembro de 2007

Paranóia aka Disturbia (2007)


EUA /2007 / Suspense (o IMDB fala em horror, bah!!) / 105 min.

REALIZADOR: D.J. Caruso.
ACTORES:
Shia LaBeouf como Kale, Sarah Roemer como Ashley, Carrie-Anne Moss como Julie, David Morse como Mr Robert Turner e Aaron Yoo como Ronnie.
PRODUTORES: Jackie Marcus, Joe Medjuck, E. Bennett Walsh, Kwame Parker (associate prod), Tom Pollock, Ivan Reitman (executive prod) (engraçado ver k alguns destes tipos produziram tb o EuroTrip e o Old School).


REVIEW: trata-se de um filme muito publicitado na TV e que pega outra vez na velha fórmula dos teens + assassino em série.
Existem apenas 2 grandes mudanças:
  1. o assassino em série não tem um nome espectacular como Michael Myers (Hallowen) ou Jason Voorhees ( Sexta feira 13) mas é tratado quase carinhosamente (não tou a exagerar) por Mr Robert Turner;
  2. a parte inicial do argumento (inspirado quiça em Rear Window de Alfred Hitchcock - fiquei curioso com este filme) onde o jovem protagonista fica "enclausurado" no seu quarto, passando o tempo a espiar a vida banal da vizinhança com uns binóculos.
É um filme que à parte dos 2 aspectos atrás referidos não trás nada de novo, e segue um padrão bonitinho, com um princípio e meio bem estruturados, um pouco previsível a certas alturas, com um final rápido que deixa um pouco a desejar. Foi um filme que nao deu para assustar realmente, pois os sustos que o jovem protagonista tem eram quase todos causados pelos amigos e não pelo assassino, vá-se lá perceber porquê!
Outra coisa a junção do casalinho do filme é forçado como o caralho!
Pontuação: discordo da pontuação do IMDB (7.2) dava-lhe um 6,2.
Aspectos com piada: ao minuto 83 o jovem Kale quase morre ao arriscar pegar no telefone por 3 vezes para 3 minutos depois pedir à jovem Ashley para ligar o 911 e 20 segundos depois diz-lhe que o telefone não funciona. (como sabias que não funcionava se ao min. 83 nem chegaste a pegar nele!!! bah!)
CONCLUSÃO: este filme vale pelos primeiros 30 minutos, a parte do voyeurismo podia ter outra desenvoltura que não tem. É entretido e pouco mais.


Revisto por Manic a 06/09/2007

Sem comentários: