sexta-feira, 7 de setembro de 2007

Simpsons - The Movie (2007)




Realizador: David Silverman
Estou eternamento grato aos meus pais por me terem concebido numa época em que os "cartoons" eram efectivamente inesquecíveis. Tínhamos o "he-man", o "capitão planeta", os "thundercats", etc etc. Os simpsons surgem no início da década de 90, e foram francamente revolucionários. O design das personagens, a irreverência do Bart Simpson, a música de Danny Elfman, as vivências de uma família disfuncional eram elementos fascinantes de se acompanhar semanalmente. Foi considerada a primeira série de desenhos animados para adultos (a par com "beavis and butthead", "duckman"e os nicklodean´s "ren and stimpy" e "rocco´s modern life").
Apesar das lamechiches de alguns episódios e das mensagens moralistas que os argumentistas davam a muitos dos episódios (especialmente nas últimas temporadas), a série detinha sempre um charme. Quando soube que iam transpor a série para o cinema, fiquei relutante, uma vez que foram muitas as séries que perderam a sua mística quando adoptadas ao cinema (como o garfield, scoobydoo). Mas afinal o filme dos Simpsons é bastante agradável de se ver.
A história é relativamente simples de se acompanhar.. Mostra as consequências da poluição de um lago em Springfield (e adivinhem quem o polui?), e a tentativa da sua destruição pelo governo norte-americano (adivinhem que salva a cidade?). Pelo meio, são muitas as peripécias da família. Não é um filme inolvidável (guardo esse rótulo para o filme do "family guy"), mas também não é mau.. Aconselhável mas esquecível.
Aspectos positivos: Excelente primeira meia hora a lembrar os primórdios dos simpsons. Irreverente, Hilariante, chocante.
Aspectos negativos: Pouco desenvolvimento das personagens secundárias, alguns "clichés" chatos, dobragem lusa nos cinemas portugueses, retirando o misticismo às personagens.

1 comentário:

Bracken disse...

Acho que a grande falha do filme é descartar a rotina dos Simpsons em Springfield: falta o Homer no Moe's ou na central nuclear, Bart e Lisa na escola...
Um abraço q obrigado por me teres adicionado.
Bracken