terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

Michael Clayton (2007)


USA / Drama / Thriller / 119 min
Realizador: Tony Gilroy.
Escritor: Tony Gilroy.


Review: Um filme um pouco à semelhança de "O Jogo" com o Michael Douglas, contando também com uma teia extrememente envolvente de roda da personagem Michael Clayton. É necessária imensa atenção aos pormenores e aos nomes das várias personagens para uma compreensão mais fácil do filme.

Fala-nos de um ex-advogado criminal - Michael Clayton - que trabalha já à vários anos numa famosa empresa de advocacia onde desempenha tarefas como "consultor especial" (M.Clayton auto-intitula-se como 1 zelador).

É ele que pega em 1ª instância nos acidentes e/ou asneiras dos clientes mais importantes da empresa e decide os primeiros passos a tomar, os primeiros depoimentos a fazer e as melhores pessoas consoante os casos.

Michael é amigo de Arthur (o grande despoletador desta história), um advogado da mesma empresa, com um 1 problema do foro psiquiátrico mais ou menos sério, pelo que muitas pessoas não levam o que diz muito a sério.
~
Arthur está como o responsável máximo por um processo imposto à empresa U-North sobre um herbicida potencialmente cancerígeno, mas logo consegur chegar à posse de um documento secreto que a ser descoberto condenava a empresa nesse processo, tornando-se assim um alvo a abater lançando assim a trama que preenche esta história.

Michael começa a inteirar-se desta história e a dada altura pareçe ser a única pessoa a acreditar em Arthur, começando assim uma investigação por conta própria.

Trata-se de um boa interpretação de George Clooney, sem lugar a brilhantismos, e de uma boa surpresa relativamente a Tom Wilkinson.

Mais um filme para preencher uma tarde de sábado na Sic.

Nota: 6 em 10.
revisto por Manic a 10/02/2008

Sem comentários: