segunda-feira, 24 de dezembro de 2007

Hot Fuzz (2007)



UK / Acção / Comédia / Crime / Mistério / 121 min
Realizador: Edgar Wright.
Escritores: Edgar Wright, Simon Pegg.
Actores: Simon Pegg como Sargento Nicholas Angel; Nick Frost como Danny Butterman; Timothy Dalton como Simon Skinner; Jim Broadbent como Inspector Frank Butterman..


Review: Antes de mais este deve ser dos filmes mais completos e ricos que vi nos últimos tempos!

É uma produção britânica, pareçe-me que a grande maioria senão todos os actores também o são, e tem de tudo um pouco: comédia, bem ao estilo das sitcom inglesas que viamos na 2; montes de mistério um pouco na onda daquela série também britânica - Crime, disse ela; acção com uns 15 minutos estonteantes num contraste fabuloso com a parte inicial do filme (é engraçado eles no filme falarem em filmes como o Bad Boys, filmes do Chuck Norris e nos últimos 15 minutos vermos tudo o que estes filmes são, representados em Hot Fuzz - um final 99% made em Hollyhood); e a parte que mais me espantou - este filme tem algo de "The Village" ( mas não tão conseguido) pois a aldeola retratada no filme tem muito que se lhe diga, e isto foi algo que eu nunca estaria à espera.

Hot Fuzz fala-nos de um super polícia - Nicholas Angel, que se tava a tornar num empecilho aos altos comandos da sua esquadra em Londres e por isso é transferido para a "pacata" vila de Sandford (a vila com menor taxa de assassinatos e maior taxa de acidentes, humm).

À chegada a Sandford, Nicholas depara-se com uma cidade aparentemente anárquica em termos de policiamento tendo efectuado a sua primeira detenção num bar ainda antes de entrar em serviço, ao prender um gajo a conduzir bêbado, sendo que esse gajo era...polícia! O que eu me ri com esta..

Ao longo do filme são deixadas piadinhas e situações geniais pela sua simplicidade e estupidez como a caixa dos palavrões que se encontra na esquadra; o estagiário sedento de acção policial que nunca havia disparado um tiro; uma das diligências - capturar dois gansos fugidos, e montes de outras.

É um filme muito bem estruturado, com uma parte introdutória grande no início, uma parte intermédia onde se dá os crimes, e uma parte final de resolução da trama sempre a abrir como disse em cima.

Foi engraçado chegar a 3/4 do filme e reparar que tinham sido deixadas pistas já desde os primeiros 15` de filme, que nos poderiam ajudar na resolução da trauma, obrigando-nos quase a uma 2a visulaização!

A trama desenvolve-se em crescendo, nunca esqueçendo a parte cómica e com uma clara componente de exagero (hipálage) em muitas situações!

Aconselho a todos os fãs de cinema e comédia britânicos pois conjuga as 2 vertentes de uma forma bem engraçada!

Aspectos com piada: Nunca tinha visto um pontapé numa velhota a lhe partir o nariz e uma pancadaria e troca de tiros brutal num supermercado até ver Hot Fuzz!

Nota: 7 em 10!

revisto por Manic a 24/12/2007

Sem comentários: