sábado, 19 de janeiro de 2008

Eastern Promisses (2007)


EUA/UK / Crime / Thriller / 100 min
Realizador: David Cronenberg.
Escritor: Steven Knight.


Review: Este foi o meu primeiro filme a que assisto tendo David Cronemberg como realizador e não sei muito bem porquê mas estava à espera de um filme de difícil digestão, em que não se compreende metade do que é dito, felizmente não foi o que sucedeu. Deparei-me sim com uma história relativamente simples, fácil de acompanhar e com uns twists deveras engraçados pelo meio.


Eastern Promisses traz-nos a história de um bébé - Christine - que é abandonada à nascença após a morte da sua mãe durante o parto; de Anna - a parteira que traz ao mundo Christine e que entra numa busca perigosa ao passado recente da mãe da criança; Kolya um motorista para todo o serviço do filho do patrão de uma perigosa rede mafiosa russa - os "Vory v Zakone"; Kirill o filho do chefe e futuro sucessor, fraco e causador de vários problemas com outros grupos rivais tem em Kolya o seu maior confidente e amigo e finalmente o Big Boss - Semyon, implacável e dominador sobre todos os assuntos e que vê em Kolya os atributos que no fundo quereria ver no seu filho.


Este filme é extremamente cuidadoso em diversos aspectos, sem no entanto ser exagerado. É de realçar o cuidado que pareçe ter havido em tornar a personagem de Vigo e seus pares mafiosos super credíveis sem cair em hipercaracterização! Adorei também toda a simbologia que é conferida às tatuagens que abundam no corpo dos mafiosos russos.

Devo também realçar uma cena de luta já mais para o fim como nunca tinha visto até então e já mesmo na parte final do filme a personagem interpretada por Viggo deixa a história como que em aberto para uma possível continuação para o filme, sabendo nós que muito provavelmente Cronemberg nunca irá pegar de onde a personagem de Viggo nos deixou. Fiquei realmente surpreso com este "pormenor".

Eastern Promisses apesar de focar muito as mortes encomendadas por este grupo mafioso, não nos traz um retrato de violência extrema, com imensos tiros, imenso espalhafato e sangue, pelo contrário traz-nos uma visão crua, limpa e profissional da coisa. Achei isto super autêntico!

Apesar da mãe da pequena Christine não apareçer senão por 5 minutos ela está sempre presente ao longo do filme pelas passagens do seu diário que ficam com a parteira e que são nos transmitidas por uma voz off!

Li algumas crónicas sobre este filme e deparei-me com uma que diz somente o seguinte: "isto não pareçe ser ficção..", realmente fiquei com a sensação que estes grupos criminosos organizados existem mesmo, e que é muito fácil para pessoas como estas (que acredito que existem) passarem despercebidos seja em Londres seja em que cidade for.

Nota: 7 em 10.

Conclusão: Após ver Eastern Promisses fiquei com uma ligeira impressão de harmonia e de estilo, de cuidado na pesquisa. Pergunto-me a mim mesmo se serão estes pontos característicos de David Cronemberg? Bem tenho de ver mais qualquer coisa deste belo realizador


revisto por Manic a 18/01/2008

2 comentários:

Anónimo disse...

Só podia ser bom... O Viggo Mortensen faz me recordar bons momentos no cinema! :)
Tenho que ver esse filme nao só pelo que disseste mas também porque gostei de ver os filmes em que entra o Vincent Cassel...já viste o "La Haine"??
Beijinhos

Anónimo disse...

ula linda!
ta muito fixe este filme! O nosso Aragorn tá muito bem!

Nunca vi esse filme, neste filme i Vincent é claramente um actor secundário, mas é dele um dos momentos mais bonitos do filme :)