segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

Atonement (2007)


UK / Drama / Romance / 130 min
Realizador: Joe Wright.
Escritores: Ian McEwan; Christopher Hampton .
Actores: Saoirse Ronan como Briony Tallis, aged 13; Romola Garai com 18 anos; Vanessa Redgrave em idade avançada; Julia West como Betty; James McAvoy como Robbie Turner; Keira Knightley como Cecilia Tallis; Juno Temple como Lola Quincey.


Review: Queria começar esta review por partilhar uma frase dita durante o filme que é a síntese perfeita do âmago desta história:
"Que idade temos de ter para saber a diferença entre o bem e o mal?"

Atonement é um filme que nos fala da importância da redenção, do fazer o que é correcto e justo na altura certa, ou do arrependimento que pode durar uma vida decorrente do não cumprimento dos actos que falo em cima.
É um filme completíssimo, riquíssimo em actos, palavras e com um enquadramento histórico muito bem conseguidoe enriqueçedor.

Esta história começa no decorrer da década de 30 e é brilhantemente levado à actualidade na última cena do filme, dando uma noção de continuidade, de evolução na história, tal como está prevista no 1º filme madeirense - As memórias nunca se apagam!

Atonement fala-nos de duas irmãs pertencentes a uma família aristocrata inglesa: Cecília (Keira Knightley) a mais velha, independente e bela, que tem uma paixão ardente e secreta por Robbie (James McAvoy); e Briony (interpretada por 3 actrizes: com 13 anos - Saoirse Ronan ; com 18 - Romola Garai; com idade avançada - Vanessa Redgrave) a mais nova e na minha opinião a personagem central deste filme.

Briony é uma jovem inteligente, imaginativa que desde cedo desenvolveu o gosto pela escrita. Briony desenvolve também um fraquinho por Robbie, facto que condiciona em muito a relação de Cecília com este, ao se envolver numa teia de acontecimentos que culmina com uma acusação de violação a Robbie.

Robbie um empregado lá de casa, sempre bem tratado pela família Tallis é então levado pela polícia, onde lhe é dado a escolher entre a continuação na prisão e a recruta para participar na 2ª GGM.

Ele opta por esta última opção e parte para França com a promessa feita a Cecília de voltar são e salvo a fim de passar com esta o resto das suas vidas.

Ao longo dos filmes vemos várias cenas extremamente simbólicas e carregadas de simbolismo como a cena em que um soldado morre ao segurar a mão da enfermeira Tallis e o lavar de mãos logo a seguir de Tallis como que a tentar limpar o grande erro que marcou a sua vida.

Nota: 8.5 em 10.

revisto por Manic a 10/02/2008

1 comentário:

Anónimo disse...

cleaned data sinister bookmarking boyhood ridemouhlir breathing esecurity qkeksz assistants fmfi
lolikneri havaqatsu